A tela de Cecilia foi feita por volta de 1485 e chama-se:
A Dama com Arminho.
De Leonardo da Vinci
Leonardo
privilegia sua beleza natural e decide representá-la sem ornamentos nem
jóias. Uma jovem na sua pura beleza de seus 17 anos, numa postura de
reserva e pudor. Seu rosto se ilumina num movimento brusco, surpreendido
por algo inesperado mas exterior à cena, voltando-se de lado para um
misterioso ponto de fuga fora do quadro. Em seus braços, um arminho* de
pelos brancos que também parece ter ouvido algo vindo do mesmo ponto
externo e que permanece atento, pronto a reagir a alguma eventualidade.
Leonardo pinta esta figura emblemática com tamanha força que a imagem
parece real, o arminho mostrando toda a agressividade e uma natureza
predadora que não deixa de lembrar a de Ludovico, o Mouro... É o que
mostram suas patas providas de garras, crispadas e prontas ao ataque,
sobre a roupa da jovem. O arminho representa o nome da jovem em grego galée,
mas também é o símbolo de seu amante Ludovico Sforza. Cecilia abraça
carinhosamente o seu amor junto ao colo. Leonardo certamente o pintou ao
vivo pois era um bicho de estimação naquela época. Cecilia possuia dois
deles. Era o animal da moda. E Cecilia está na moda. Reconhece-se, por
outro lado, a cortesã pelo erotismo e sensualidade que emanam desse
retrato e pela mão que acaricia o animal. Também pela sobriedade de seus
ornamentos: a faixa dourada na testa, o fio que prende os cabelos e um
colar simples denotam a condição de concubina, submissa e reservada. Mas
não menos bela.
A tela encontra-se no Museu Czartoryski, na Cracóvia/Polonia.
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